segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O funcionamento do Plano Nacional de Habitação


O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Habitação iniciou, em agosto de 2007, a elaboração do Plano Nacional de Habitação - PlanHab, etapa essencial de implantação e consolidação da Política Nacional de Habitaçãओ.

O PlanHab, quando finalizado, guiará o programa das ações públicas e privadas com intuito das melhorias entre os recursos existentes e aqueles a serem mobilizados para o enfrentamento das necessidades habitacionais do país। Desse modo, deverá articular as instâncias de governo e superar a dispersão das ações e programas habitacionais, propondo novos arranjos institucionais de forma a articular as fontes de recursos públicos e sob gestão pública. Além disso, deverão ser criadas as condições para ampliar a atuação do setor privado e mobilizar os movimentos sociais para contribuir na superação do déficit habitacional.

O Plano Nacional de Habitação é parte de um processo de planejamento de longo prazo do Governo Federal, que pressupõe revisões periódicas e articulação com outros instrumentos de planejamento e orçamento, como o Plano Plurianual (PPA)।O horizonte de idealização do PlanHab é o ano de 2023, com suas revisões correspondentes aos anos de elaboração dos PPA's em 2011, 2015 e 2019.

A processo que envolve o Plano Nacional de Habitação é composto por três etapas, a contextualização, a elaboração de cenários e metas, e a definição do plano de ação, estratégias e implementação। Atualmente, está na segunda etapa, com a proposta para debate dos cenários e metas do PlanHab.

Anteriormente a elaboração do Plano de Habitação a participação da comunidade é fundamental. Portanto, são realizados seminários regionais, reuniões técnicas, oficinas e consultas aos conselhos de participação e controle social da área habitacional, como forma de formular uma proposta coerente e pactuada com todos.

Nenhum comentário: